Projeto de Sinalização Semafórica Campinas

Em 10 de Dezembro de 1868 foi colocado o primeiro semáforo no exterior do parlamento britânico em Westminster, Londres[1]. Foi concebido por J. P. Knight, engenheiro especialista em assuntos ferroviários. Este semáforo tinha dois braços móveis que se accionavam movendo cabos a partir de uma torre. O sistema era parecido com o dos sinais que regulavam o trânsito ferroviário. Continha duas lâmpadas de gás com uma luz vermelha e outra verde. Não teve uma existência longa, já que em 2 de Janeiro de 1869, por causa de um acidente, explodiu provocando a morte de um agente policial. Foi retirado e até Agosto de 1914 não se voltou a instalar um semáforo, o que aconteceu em Cleveland, no que é considerado o primeiro semáforo com o aspecto actual. A invenção do semáforo bicolor eléctrico é atribuída a Lester Wire, um polícial e inventor de Salt Lake City. Deve-se constar que Garret Morgan, um afro-americano (nascido em Kentucky, EUA, em 4 de março de 1877), inventou o sistema automático de sinais de trânsito em 1923, e depois vendeu os direitos à corporação GE (General Electric).

Os projetos de Engenharia de Tráfego devem obedecer à legislação de trânsito. No Brasil, as leis de trânsito estão contidas no CTB.

Fazemos levantamento do ponto a ser semaforizado, cadastrando todos os elementos necessários para a elaboração de um bom projeto. O projeto semafórico é composto também de projeto de geometria e projeto de sinalização estatigráfica horizontal e vertical. Anexamos ao produto final memória de cálculo, especificações de materiais e quadro quantitativo e orçamentário do serviço.
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