SERVIÇOS

ADVOGADO TRABALHISTA CONTRA INDÚSTRIAS BH BELO HORIZONTE
Fazemos acões trabalhistas para operários contra fábricas em Belo Horizonte.

O empresariado da indústria talvez seja um dos mais demandos na Justiça do Trabalho do Brasil, em razão das inúmeras faltas cometidas contra seus funcionários. Embora seja um dos ramos de atividade comercial mais lucraticos, podendo assim investir confortavelmente em condições de trabalho para seus funcionários, o que se vê hatibualmente é o contrário. Assim, as principais irregularidades cometidas pelas fábricas, que ferem as leis trabalhistas contra bancários são:

Dano moral

Transferindo a discussão para o âmbito das relações trabalhistas, nota-se que considerável parcela dos trabalhadores é submetida, diariamente, a ofensas como injúrias, ultrajes e humilhações, impostas na maioria das vezes por seus próprios empregadores. São, por exemplo, a cobrança por metas inalcansáveis, a cobrança vexatória por resultados, a realização de revistas vexatórias, assédios sexuais, ou mesmo empregadores que pregam cartazes na empresa com declarações caluniosas, no intuito de punir determinado empregado. Assim, para estes trabalhadores submetidos a situações constrangedoras, é assegurado o direito de reparação via ação de indenização por danos morais.

Assédio moral

Assédio moral é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções. São mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e antiéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização. Por ser algo privado, a vítima precisa efetuar esforços dobrados para conseguir provar na justiça o que sofreu, mas é possível conseguir provas técnicas obtidas de documentos (atas de reunião, fichas de acompanhamento de desempenho, etc), além de testemunhas idôneas para falar sobre o assédio moral cometido.

Não pagamento de hora extra corretamente

Muitas indústrias obrigam seus funcionários a bater o ponto no horário regulamentado, e permanecer na obra de forma a ocultar as horas extras diárias. Esta situação prejudica o operário não só por conta do não recebimento das horas trabalhadas, mas também na hora de uma ação judicial trabalhista posterior, já que não haverá registros. No momento do desligamento, a construtora habitualmente não reconhece estes valores na hora do acerto recisório. Assim caberá ao funcionário lesado, levantar testemunhas que possam afirmar em juizo os fatos acima descritos.

Acúmulo de funções

O acúmulo de funções se caracteriza por atividades delegadas as funcionários, muito acima da capacidade de execução no prazo determinado pelo empregador. Também pode ser classificado como atividades de cargos diferentes passadas para funcionários de uma única função. Esta condição forçada acarreta muitas vezes, em perda da qualidade de vida do operário por conta do extresse, do excesso de cobranças, e do insucesso ocasinado pelo provável não cumprimento de metas humanamente impossíveis. Salienta-se também, que não há acréscimo de remuneração, configurando-se um abuso por parte do empregador. Empresas muitas vezes acumulam funções sobre seus funcionários visando-se ,sobretudo a redução dos custos com equipe.

Jornadas exaustivas

Em organizações do ramo da indústria, é comum que operários cheguem a fazer até três horas extras por dia. Na maioria dos casos, pela análise dos documentos, como controles de jornada e comprovantes de pagamento, constata-se que todos os empregados realizam horas extraordinárias quase todos os dias da semana, sem exceção. Ou seja, as construtoras deixam de contratar outros empregados, mesmo diante da evidente necessidade comprovada pelas excessivas, arbitrárias e ilegais horas extraordinárias a que seus empregados são submetidos diariamente.

CONSULTA

Faça sua consulta inicial por telefone, através dos contatos abaixo. Posteriormente faremos um atendimento presencial em nosso escritório. Visando agilidade, junte as cópias dos seguintes documentos e informações: carteira de trabalho, contracheques, contrato de trabalho, rescisão de rescisão contratual, identidade e lista de eventuais testemunhas que poderão testemunhar a seu favor. Atendemos no escritório com hora marcada, com antecendência normalmente é de 3 dias.

CONTATO

Estamos disponíveis para solucinar eventuais dúvidas que possam sugir. Instruções podem ser recebidas através dos contatos abaixo.

Avenida do Contorno, 6413 - 2° andar
Belo Horizonte - MG CEP 30.110-039
juridico@garciabarreto.com.br
Tel.: (31) 4062.7740


HOME | SERVIÇOS | EQUIPE | LOCALIZAÇÃO | CONTATO


advogado trabalhista bh